Escola e Cidade

©Escola Alcance

Escola Alcance e a Cidade de Hamamatsu

©Escola Alcance

A ESCOLA ALCANCE está localizada em Tomitsuka-cho, um dos bairros da região norte da cidade de Hamamatsu. A região onde a escola está instalada é voltada para residência, pequeno e médio comércio.

Em termos de estrutura urbana, a região conta com hospitais públicos, como o Seirei Mikatabara, o Seirei Hamamatsu Byouin, clínicas particulares e escolas públicas japonesas, como a escola primária e a escola ginasial de Tomitsuka, além de creches particulares.

Conhecida como a cidade da música, a cidade de Hamamatsu é caracterizada pela sua tecnologia, turismo e atividade cultural no âmbito mundial. Há uma enorme preocupação com a preservação da natureza, com o bem-estar social e a relação amigável entre japoneses e estrangeiros em geral. A prefeitura de Hamamatsu, juntamente com empresas japonesas, oferecem auxílio a todos que aqui residem. Há sempre a preocupação em disponibilizar informações importantes em várias línguas, principalmente em língua portuguesa.

A comunidade brasileira é atualmente a maior comunidade de estrangeiros em Hamamatsu, que juntamente com filipinos, peruanos, chineses, entre outros, fazem de Hamamatsu uma cidade multicultural. Para atender ao grande número de cidadãos brasileiros, foi inaugurado em 2009 o Consulado Geral do Brasil em Hamamatsu. Além dos serviços consulares, o Consulado Geral do Brasil apoia a comunidade brasileira em atividades nas áreas trabalhista, cultural e acordos bilaterais, e principalmente na área educacional, estreitando assim os laços entre o governo brasileiro, o governo japonês, os docentes, os alunos e os pais dos alunos das escolas brasileiras.

Além dos esforços da prefeitura de Hamamatsu e do Consulado Geral do Brasil, a HICE (Fundação para Comunicação e Intercâmbio Internacional de Hamamatsu) tem o objetivo de promover uma sociedade de convivência multicultural e apoia intensivamente o intercâmbio internacional entre os cidadãos. Informações, consultas, cursos de treinamento, eventos e feiras internacionais são oferecidos periodicamente em diversos idiomas, além de trabalhar em parceria com outros órgãos que pretendem fazer de Hamamatsu um exemplo, no que diz respeito a integração de estrangeiros na sociedade japonesa.

A participação de eventos culturais e esportivos, bem como a realização de festas e cerimônias comemorativas de datas importantes, como feriados do calendário brasileiro e japonês, fazem com que os alunos da ESCOLA ALCANCE vivenciem constantemente o processo de aquisição de duas culturas. Os alunos da ESCOLA ALCANCE foram e são sempre premiados pelo seus êxitos em concursos de redação, desenho, fotografia, música e dança.